Quem não gosta de um desafio, hein?
Hoje vamos falar de escape room ou breakout (gamificação da aprendizagem).
Essa modalidade de jogo foi inspirada nos videogames: breackout (1976) e escape room (1987). Os jogos acontecem em lugares fictícios como prisões, estações espaciais, castelos medievais, casas abandonadas, etc.
Um escape room ou breackout são úteis no trabalho em equipe, tomada de decisão ou raciocínio lógico.
Nos EUA, Espanha, Portugal, Chile, Equador e México muitos professores utilizam essa ferramenta de jogo em suas aulas.
No Brasil, recentemente professores também vêm conhecendo e reconhecendo o valor dessas atividades para o processo de ensino aprendizagem.
Motivos para utilizar essa modalidade no ensino presencial ou não presencial:
1) Tempo: podem ser jogados em aulas de 48 minutos.
2) Conteúdo: são muito versáteis e permitem trabalhar todo tipo de conteúdo programático.
3) Imersão: apresenta um contexto misterioso e estimula o aluno a cumprir com os desafios propostos.
4) Progressão: a resolução de um desafio ou enigma leva a uma sensação de constante progressão: abrir um cadeado, uma gaveta, escapar de uma sala, por exemplo.
5) Feedback instantâneo: a cada enigma desvendado ou desfaio cumprido, o feedback ocorre instantaneamente com o desbloqueio de mais uma pista até que a saída seja encontrada. Passar de fase é o objetivo.
Onde fazer um escape room ou breakout?
Sugiro a plataforma Genially. Existem modelos prontos para usar, necessitando apenas adequar o conteúdo do seu interesse.
Há 5 modelos prontos para usar e abusar da criatividade. Mas você também pode começar o seu escape room ou breakout a partir do zero.
Abaixo dois exemplos. Um que fiz a partir de um modelo e outro que iniciei a partir do zero! Basta clicar na imagem para conferir!
1) Código Secreto (modelo Genially)
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